Öko Fraldas Ecológicas

Segundos dados da ABIHPEC*, o Brasil vende mais de 15 mil fraldas descartáveis por minuto! São quase 305 mil toneladas de lixo produzidos por ano. A maioria vai direto para os aterros sanitários, onde permanecem por até 500 anos. A verdade nada fofinha é que as fraldas descartáveis são um grande vilão para a sustentabilidade ambiental. Em sua produção, estão elementos como: plástico, papel e químicos. Basta ver as montanhas de fraldas em qualquer chá de bebê para se perguntar: qual o impacto ambiental de tanto lixo?

Pensando nisso, criamos a marca Öko Fraldas Ecológicas como um projeto acadêmico. O objetivo era lançar uma marca de produtos de higiene infantil preocupada com o futuro das novas gerações e com os impactos gerados ao meio ambiente. O propósito é cuidar dos bebês e do planeta, oferecendo uma alternativa mais sustentável, estimulando uma mudança de estilo de vida, com pais mais conscientes, que valorizam o básico com modernidade.

Task

Desenvolver um projeto que tem como DNA o comprometimento com a redução de impactos ambientais negativos, a conscientização do público sobre alternativas mais sustentáveis, a mudança de postura e estilo de vida, e a inclusão (não apenas de raça e gênero, mas também de acessibilidade com o uso do braile em impressão de alto relevo).

  • Design

    Branding, Naming, Identidade Visual, Embalagens e Ilustrações

  • Cliente

    Öko Fraldas Ecológicas

  • Premiações

    Brasil Design Award 2021 – Prata na categoria Design de Impacto Positivo – Estudante

  • Equipe

    Projeto Desenvolvido em Parceria com a Designer Juliana Fernandes

 
 
A escolha de cores neutras confere uma atmosfera atemporal, minimalista, moderna e, sobretudo, inclusiva. Apesar de serem classificadas como básicas, são cores adaptáveis a qualquer estilo. Além disso, queríamos fugir da “esteriotipação” de gêneros e raças, tão frequentes nesse segmento. Por isso, idealizamos uma marca e embalagens sem o uso de cores como “azul” e “rosa”, ou fotos de crianças.
 
Optamos pela neutralidade também em nossas escolhas tipográficas, considerando aspectos de legibilidade, leiturabilidade e visibilidade. 
 
Para a marca, desenvolvemos um lettering que simula as tentativas de escrita feitas por crianças em processo de aprendizagem. A criação do mascote contribui para dialogar com o universo infantil, como um signo de fácil identificação que desperta a atenção do público consumidor e gera simpatia imediata no usuário (bebês).